Home » 70-680, Certificação Windows, Infra-estrutura

Utilizando uma pendrive como fonte de instalação do Windows 7

17 Maio 2013 Não há comentários

A instalação com uma unidade Flash é cada vez mais utilizada para a manutenção de computadores e instalação do Windows 7.

Por ser uma das maneiras mais fáceis de práticas, esse tipo de instalação possui uma das principais vantagens a modificação da imagem do Windows com ferramentas como o Dism.exe em que você pode incluir drives na imagem do Windows. Outra vantagem é a velocidade de leitura desses dispositivos o que significa um tempo menor na instalação do Windows.

O tamanho mínimo da unidade Flash é de 4Gb, pois os sistemas de 64 bits necessitam de aproximadamente 3,2 Gb e os da versão de 32 bits necessitam de quase 2,5 Gb, a unidade flash precisa estar formatada no sistema FAT32 para gerar essa imagem.

Vamos preparar uma imagem do Windows através da linha de comando.

Utilize uma pen driver vazia em que você não tenha dados armazenados. Para gerar esta imagem é necessário utilizar um computador que tenha o Windows 7 instalado ou o Windows Vista.

Conecte a pen driver no computador e abra a janela do terminal (prompt de comando do DOS) ou abra pelo atalho (tecla Windows + R) com privilégios de administrador.

Após abrir a janela do terminal digite diskpart. Após ter pressionado Enter, o prompt de comando irá mudar para DISKPART>.

Agora digite o seguinte: list disk para identificar a unidade flash conectada ao computador.

Na lista que irá aparecer verifique qual o número de identificação da unidade Flash que você conectou.

Depois de identificar o número da unidade Flash digite o seguinte: select disk X, onde o X é o número de identificação da unidade Flash.

Agora que já selecionamos a unidade vamos limpar a mesma para criar a imagem do sistema operacional, digite clean para executar esta limpeza e após a limpeza estiver completa, vamos criar uma partição primaria com o seguinte comando: create partition primary.

Vamos fazer a formatação da unidade para o sistema de arquivo FAT32, para isso digite o seguinte comando: fomart fs=fat32 quick. Após a conclusão da formatação vamos ativar a unidade para terminarmos de criar o instalador.

Digite na linha de comando active para usar a unidade Flash.

Agora a pen driver está pronto para receber os arquivos de instalação do Windows. Utilize o CD do Windows 7 e copie todos os arquivos para a unidade flash preparada.

Agora configure a BIOS do novo computador para dar BOOT pela USB e siga as orientações da instalação do Windows 7.

Zé Marques

Deixe sua resposta!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode subscribe to these comments via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Mantenha-se no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>